domingo, 6 de novembro de 2011

Matemática em toda parte

Sinopse:
Série de doze episódios que, a partir de atividades sugeridas pelo professor Bigode, mostra a presença de importantes conceitos matemáticos em nosso dia a dia.

Episódios:

1. Matemática na Arte
Neste episódio o professor Bigode convida a professora Simone e a professora Lilian para explorar a matemática que existe nas obras de artes. Eles vão descobrir possibilidades de usar os conceitos de geometria, utilizando obras de artistas como Antonio Peticov, Maurithius Escher, Max Bill e Leonardo da Vinci.

Onde encontrar o documentário: Matemática na Arte novo

2. Matemática na Comunicação
Neste episódio o professor Bigode e a Professora Cássia resolveram explorar o ambiente de uma redação de um telejornal para falar sobre códigos e símbolos matemáticos e como os nomes de muitas coisas cotidianas expressam idéias matemáticas.

Onde encontrar o documentário: Matemática na Comunicação novo

3. Matemática na Construção
Neste episódio, o professor Bigode e a Professora Lilian Spalding entram dentro de um conjunto de edifícios em construção para buscar conceitos de razão, cálculos estimativas e proporções. E, claro, de muita geometria. Eles mostram que uma boa aula de matemática pode ser dada sim num canteiro de obras.

Onde encontrar o documentário: Matemática na construção novo

4. Matemática na Cozinha
Neste episódio, o professor Bigode e a professora Cássia vão mostrar que o cálculo certo na hora de separar os ingredientes para preparar os pratos e as proporções exatas é muito importante para o sabor de uma boa receita e, também, de uma boa aula de Matemática.

Onde encontrar o documentário: Matemática na cozinha novo

5. Matemática na Escola
Nesse episódio, Bigode vai a Salvador, na Bahia, conversar sobre como a professora Cicília pode explorar matemática com seus alunos utilizando a própria escola como ambiente de aprendizagem. Eles falam sobre medidas, cálculos e geometria.

Orientações pedagógicas: TV Escola

Onde encontrar o documentário: Matemática na escola novo

6. Matemática na Feira
Nesse episódio Bigode e a professora Simone vão explorar as possibilidades matemática nas compras do dia a dia.

Orientações pedagógicas: TV Escola

Onde encontrar o documentário: Matemática na feira novo

7. Matemática na Música
Nesse episódio você vai descobrir que existem muitas coisas em comum entre a música e a matemática. O professor Bigode vai até a Escola de musica de Piracicaba encontrar o professor Pedro Gobet e a professora Beatriz para falar de escalas, frações e proporções.

Onde encontrar o documentário: Matemática na música - YouTube


8. Matemática nas Finanças
Nesse episódio o programa mostra como trabalhar com frações, porcentagens e razão. Fala das medidas do retângulo áureo e apresenta a história e os usos que dele se fazem, partindo das medidas de um cartão de crédito. Neste programa, os professores são estimulados a levar para sala de aula noções de planejamento de gastos para a tomada de decisões.

Onde encontrar o documentário: Matemática nas finanças novo

9. Matemática no Futebol
Neste episódio o professor Bigode, acompanhado da professora Luciana procura boas idéias para aulas de matemática conhecendo o estádio do Pacaembu. A bola, o campo, as arquibancadas, tudo vira pano de fundo para se falar de equações, medidas e cálculos de área.

Onde encontrar o documentário: Matemática no futebol - YouTube

10. Matemática no Parque
Neste episódio eles exploram as formas das esculturas do parque, medem a altura das árvores sem subir nelas e falam sobre história da matemática.

Orientações pedagógicas: TV Escola

Onde encontrar o documentário: Matemática no parque

11. Matemática no Sítio
Neste episódio, você vai descobrir, junto com o professor Bigode e a professora Lilian Spalding, que existem muitas possibilidades de explorar conceitos de medidas e funções num ambiente agrícola.

Onde encontrar o documentário: Matemática no sítio - YouTube

12. Matemática no Transporte
Neste episódio vamos com Bigode e o professor Humberto Shimabukuro, a um Terminal Intermunicipal de ônibus para explorar a matemática nos transportes.

Orientações pedagógicas: TV Escola

Onde encontrar o documentário: Matemática no transporte

Plano de aula:
- Portal do Professor - Matemática Financeira: analisando situações
- Portal do Professor - Matemática e o Meio Ambiente
- Portal do Professor - Escher e a Matemática
-Portal do Professor - Matemática na Construção Civil
- Portal do Professor - Matemática Financeira: problemas da nossa realidade

Trabalhos relacionados:
- Só Matemática - Discussões sobre Modelagem Matemática
- MODELAGEM MATEMÁTICA: O QUE É? POR QUE? COMO?
- MODELAGEM MATEMÁTICA E A SALA DE AULA
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário