sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A História do Petróleo - Atualizado em 05/01/2014

Episódios:


1 – A era de ouro das grandes companhias
Uma nova forma de energia é descoberta na Pensilvânia, Estados Unidos, em 1859. Os pais e fundadores desta história são os americanos John Rockefeller, através da Standard Oil Company, e Henry Ford, o pioneiro da civilização automotiva.
Para assistir: YouTube

2 – O nacionalismo do petróleo
Os anos pós-guerra marcaram o início de uma etapa caracterizada pela expansão econômica dos países industrializados. Em pleno auge da indústria, a Venezuela e a Arábia Saudita impulsionam a criação em 1960 da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Para assistir:
Para assistir: YouTube

3- O petróleo como arma
Na tarde de 6 de outubro de 1973, Egito e Síria, apoiados pela Jordânia, apoiaram Israel. A quarta guerra árabe-israelense havia começado. As tropas do Egito cruzaram o canal de Suez e desembarcaram na margem esquerda. O ataque desferido no Yon Kippur, dia do perdão pegou os israelenses de surpresa e os fez recuar 15 quilômetro. A guerra do Yon Kippur era local, mas provocou a maior agitação da história do petróleo.
Para assistir: YouTube

4 – O esgotamento do Petróleo
A Guerra do Golfo pôs em destaque a delicada situação do mercado de hidrocarbonetos, diante da possibilidade iminente de uma nova crise energética. O temor de que o petróleo se extinga tem atingido os países industrializados ao longo da história do ouro negro. Paradoxalmente, eles dedicam grande parte de seus benefícios e tecnologia à busca de fontes alternativas de energia, tal como a energia nuclear, a solar e a eólica.
Para assistir: YouTube

Onde encontrar o documentário: Torrent Opção 1 - ou - Torrent Opção 2


Ficha Técnica:
Título Original: The Epic of Black Gold
Duração: ~50 min cada episódio
Produção: The History Channel


Plano de aula:
Portal do professor

Trabalhos relacionados:
- Química Orgânica - petróleo
- ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustí­veis
-Petrobras - Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário