terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Entre os Muros da Escola

Sinopse
François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

Existe um fosso que separa o professor e os alunos que protagonizam o filme "Entre os Muros da Escola", vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado. No microcosmo de uma sala de aula, a expressão "choque de civilizações" poderia ser usada para sintetizar a relação entre eles.
Há uma diferença cultural e social que gera incompreensão e atrito entre ambas as partes, em um retrato do que seria a França contemporânea. Os muros da escola não são os únicos que revelam uma divisão e uma impenetrabilidade entre dois lados. Há também outros muros invisíveis que estão sugeridos no filme. (leia mais em: cinema-uol)

Ficha Técnica:
Título original: (Entre les Murs)
Gênero: Drama
Duração: 128 min
Lançamento: 2007 (França)
Direção: Laurent Cantet

Onde encontrar o filme:-Café Filosófico - ou - Rainbow Documentários -


Trabalhos relacionados:
- Revista escola - Boa educação além dos muros

- Revista escola - Uma escola nova?

Veja também neste Blog:
- Escritores da Liberdade

- O Triunfo - A História de Ron Clark

- Ao Mestre, Com Carinho

- Um diretor contra todos
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário