sábado, 14 de agosto de 2010

Henri Wallon

Uma das originalidades da teoria de Wallon é sua tentativa de ver a criança de um modo mais integral, considerando que a escola é um lugar onde se educa, mas, principalmente, onde se deve estudar a personalidade da criança.

Com foco na criança, Wallon busca compreender o desenvolvimento de forma integrada, levando em conta os domínios cognitivo, afetivo e motor.

A perspectiva teórica de Wallon traz ainda uma preocupação bastante atual: como construir uma educação para todos, independentemente de sua condição social, origem ou raça, e, ao mesmo tempo, uma educação para cada um, que contemple a complexidade do indivíduo em todas as suas dimensões.

Duração: 42 min 29 seg

Conteúdo:

- Biografia;

- Introdução;

- Campos Funcionais;

- Ser e vir a ser;

- As emoções;

- Função social das emoções;

- Dimensão expressiva do movimento;

- Emoção e inteligência;

- Inteligência e movimento;

- Sincretismo;

- Pensamento categorial;

- Pensamento sincrético;

- Indivíduo – articulação e unidade;

- O papel da escola


Onde encontrar o documentário: Café Filosófico.wordpress.com


Onde comprar:Portal Paulus

Trabalhos relacionados:
Livro:Henri Wallon: uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil

Revista Nova Escola - Henri Wallon - O educador integral

A psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon: Desenvolvimento da comunicação humana nos seus primórdios.

C.R.E Mario Covas - Uma reflexão sobre o pensamento pedagógico de Henri Wallon

Nenhum comentário:

Postar um comentário