domingo, 18 de abril de 2010

Grandes missões da Nasa



Descrição - Série inédita do Discovery Channel celebra o 50º aniversário da NASA.
Grandes Missões da Nasa revive momentos que marcaram gerações, relatados pelos próprios astronautas. Entre as sequências, destacam-se o pioneiro programa Mercury, a chegada do homem à Lua, as dificuldades das missões abortadas, além das tragédias que comoveram o mundo, como os acidentes com os ônibus espaciais Challenger, em 1986, e Columbia, em 2003.
A série registra a evoluãoo da NASA em cada um de seus episódios. Mostra a insegurança e o medo do desconhecido que o espaço representava para os primeiros astronautas - quando estes se perguntavam se trariam doenças incuráveis para a Terra ou ficariam loucos com a perda da noção tempo-espaço. E chega aos dias atuais, reiterando os planos da agência de mandar mais homens à Lua, a Marte, e aonde quer nosso desejo de explorar o espaço nos leve.
Áudio - Português

Episódios:

1º Episodio – Mercury, os primeiros astronautas: YouTube
O primeiro episódio da série documenta o início da corrida espacial e os vôos do programa Mercury, incluindo o histórico vôo de John Glenn na Friendship 7 e o problema potencialmente fatal, com o escudo térmico que ocorreram durante a segunda órbita.

2º Episodio – Gemini, o grande desafio: YouTube

O segundo episódio é centrado no Projeto Gemini, o segundo programa de vôos espaciais tripulados dos E.U.A.. Ele apresenta a primeira atividade extra-veicular (caminhada espacial) americana, pelo astronauta Ed White, da Gemini 4.

3º Episodio – Apollo, aterrissagem lunar: YouTube

O terceiro episódio detalha o início do programa Apollo, incluindo a tensa descida lunar da Apollo 11 e as primeiras pegadas de seres humanos sobre a superfície lunar. Ambos Buzz Aldrin e o raramente entrevistado Neil Armstrong aparecem no episódio, assim como o comunicador de cápsula Charlie Duke, Bruce McCandless II e o diretor de vôo Gene Kranz.



4º Episodio – Skylab, um lar no espaço: YouTube

O quarto episódio apresenta as outras cinco bem sucedidas aterrissagens na lua – Apolo 12, 14, 15, 16 e 17, bem como a “bem sucedida” falha da Apollo 13. Ele também apresenta a estação espacial Skylab.



5º Episodio – O Ônibus Espacial: YouTube

O penúltimo episódio foca-se nos vôos do Ônibus Espacial, começando com a viagem inaugural do Ônibus Espacial Columbia em 12 de abril de 1981 (o vigésimo aniversário do primeiro vôo espacial tripulado, Vostok 1). A tripulação do STS-1, comandante John Young e o piloto Bob Crippen são entrevistados. A caminhada espacial desamarrada de Bruce McCandless – o primeiro na história – é mostrada remasterizado digitalmente em alta definição. O episódio também documenta o desastre do Ônibus Espacial Challenger, que ocorreu 73 segundos após a decolagem na missão STS-51-L, em 28 de janeiro de 1986, e posteriormente a suspensão do programa de Ônibus Espaciais. O episódio termina com o lançamento do Telescópio Espacial Hubble e a descoberta posterior do seu espelho defeituoso.




6º Episodio – A nova era espacial: YouTube

O episódio final da série centra-se na primeira missão de renovação do Telescópio Espacial Hubble e no lançamento, montagem e construção da Estação Espacial Internacional. Os astronautas de Ônibus Espaciais Scott Altman e Michael Lopez-Alegria (detentor do recorde americano de número e duração de caminhadas espaciais), são destaques no episódio. O episódio também lembra o desastre do Ônibus Espacial Columbia, que ocorreu durante a reentrada, a 16 minutos do pouso no Centro Espacial Kennedy, na missão STS-107, em 1 de fevereiro de 2003.

Fonte: http://livrespensadores.net/

Trabalhos relacionados:

Adoro Física - Corrida espacial

Adoro Física - Foguetes

Linha do Tempo da Corrida Espacial

Como a Guerra Fria impulsionou a ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário