quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Desastre de Chernobyl

Sinopse:
Há vinte anos, na madrugada de 26 de abril de 1986, o reator número 4 da usina de energia nuclear Chernobyl explodiu em uma chama de cores que alcançou mil metros de altura no céu da Ucrânia.
O programa O Desastre de Chernobyl documenta uma batalha autêntica contra o tempo, que milhares de soviéticos jamais poderão esquecer. Durante os oito meses posteriores a explosão da central nuclear, 800.000 jovens soldados, mineiros, bombeiros e civis procedentes de todas as regiões da antiga União Soviética trabalharam sem descanso para tentar moderar os efeitos da radioatividade, construir um sarcófago ao redor do reator acidentado e finalmente salvar o mundo de outra provável tragédia. Todos eles estavam sendo guiados pelo temor a uma perigosa e possível reação em cadeia derivada da explosão inicial, cem vezes superior aos efeitos da bomba de Hiroshima.
Registrado como o pior acidente industrial e ambiental da história, a explosão de Chernobyl produziu uma chuva radioativa que pôde ser detectada na antiga União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia, Inglaterra e inclusive ao leste dos Estados Unidos. Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia e a atual Rússia foram altamente contaminadas. Como resultado, 200 mil pessoas tiveram que ser evacuadas de seus lugares de origem. 60% do pó radioativo ficaram concentrados no território da Bielorrússia.

Ficha Técnica:
Gênero Documentário
Titulo Original: The Battle of Chernobyl
Duração: 1 h 37 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Produção: Discovery Channel


Onde encontrar o documentário: - Torrent

Para assistir: YouTube

Plano de aula :
- Revista escola - Entenda o acidente nuclear em Fukushima, no Japão

- Portal do Professor - Radioatividade: benefí­cios ou malefí­cios?

- Revista escola - Esclareça os riscos e as vantagens da energia atômica

Trabalhos relacionados:
- Educacional - Chernobyl

- Educação Uol - Tragédia no Japão - Tremor arrasa cidades e provoca crise nuclear

- Veja - Japão vive pior acidente nuclear desde Chernobyl

- Revista Época - As consequências mundiais da crise nuclear no Japão

Outras orientações sobre o tema, veja neste Blog: Síndrome da China
-

6 comentários:

  1. Gostei bastante desse portal e o adicionei em meu blog. No mais meus parabéns. Atenciosamente, Hosmá Filho.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante seu blog! Parabéns!
    Somos uma instituição educativa sem fins lucrativos que dá apoio a escolas e professores(as) que trabalham com Jornal Escolar para múltiplas aprendizagens, expressão e cidadania de crianças e adolescentes, e aproximação entre escola e família. Visite o Portal do Jornal Escolar (www.jornalescolar.org.br). Se gostar, por favor, nos ajude a divulgar aos leitores do blog esse espaço e os recursos que são oferecidos gratuitamente.

    Cordialmente,
    Equipe do Comunicação e Cultura

    ResponderExcluir
  3. Olá, Boa Tarde. Sou proprietário dos sites de documentários e séries científicos www.dvdscientificos.com ou www.dvdscientificos.com.br e tenho interesse numa parceria com o blog de vocês. Se possível tenho interesse em colocar um banner no blog e também informações do site nas postagens. Por favor entre em contato para acertamos uma parceria caso tenha interesse. bccanderson@brturbo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Baixar o Documentário - O Desastre de Chernobyl - Dublado - http://goo.gl/hmASg

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, vou ver. Só uma observação: o link do 4shared está indisponivel.

    ResponderExcluir