sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cinema e educação




Sinopse:
Nesta série, o Salto para o Futuro debate o tema "Cinema e Educação: um espaço em aberto". Para isso, busca alguns pontos de intercessão entre essas duas manifestações culturais.

1 - O primeiro programa da série, "Linguagem e Gramática", propõe uma reflexão buscando realçar os sons, as sonoridades, o caminho do som.
Ao tratarmos de linguagem audiovisual, buscamos enfatizar o som, ou seja, nos audiovisuais, a dimensão áudio. Quase sempre, quando tratamos de cinema e de audiovisual, a ênfase recai sobre a imagem, sobre a dimensão visual.


2 - O segundo programa da série discute o tema "Educação e Ideologia". Ao tratamos de ideologia, buscamos aproximar a dimensão da construção das ideias com as metáforas. Assim, ideologia aqui enfatiza a própria construção da linguagem, considerada como um momento que se realiza em magia, estética e política.


3 - O terceiro programa da série, "Cinema: Temas Contemporâneos", apresenta um breve relato da realização de uma oficina, no espaço de sala de aula. Uma das formas de apropriação da linguagem audiovisual, nas escolas, pode se dar por meio da realização de oficinas.


4 - O quarto programa da série "Cinema e Educação: um espaço em aberto" apresenta três blocos de entrevistas com especialistas.
No primeiro bloco, a professora Aline Xavier, da UERJ, fala sobre Cinema e Literatura; no segundo, o cineasta e produtor Helvécio Ratton discute Cinema e Infância; e o último bloco debate Cinema e Televisão, com a presença Fabiana de Amorim, professora da ULBRA.


5 - No último programa da série, Laura Maria Coutinho e Patrícia Barcelos, professoras da UnB, e Cristina Maria Miranda, professora do CAP/UFRJ, debatem Cinema e Educação a partir das temáticas apresentadas nos outros episódios da série.


Ficha Técnica:
Gênero: Documentário
Duração: 50 min cada
Ano: 2009
Produção: TV Brasil


Onde encontrar o documentário: Link direto
- 01. Linguagem e Gramática

- 02. Educação e Ideologia

- 03. Temas Contemporâneos

- 04. Outros Olhares sobre Cinema e Educação

- 05. Cinema e Educação em Debate


Boletim da série: TV Brasil


Trabalhos relacionados: TV Brasil - DEBATE: CINEMA DOCUMENTÁRIO E EDUCAÇÃO
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário