quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Carl Rogers


Formado em História e Psicologia, aplicou à Educação princípios da Psicologia Clínica, área em que atuou por mais de 30 anos. Na Educação, Rogers representa a corrente humanista. Valoriza técnicas de intervenção facilitadora e considera fundamentais atitudes como a de uma escuta sensível e congruência por parte dos educadores para que possam ajudar na evolução de um ser humano, que é essencialmente bom e ávido por conhecimento.Suas idéias, um importante contraponto às idéias comportamentalistas de B. F. Skinner, tornaram-se mais conhecidas no Brasil nos anos 70, principalmente a partir de grupos de estudos orientados pela educadora Rachel L. Rosenberg. É nessa época que Rogers dirige sua atenção de maneira prioritária à educação, propondo uma pedagogia que valoriza a experiência e é centrada no aluno. Acredita que o aluno aprende melhor, é mais criativo e capaz de solucionar problemas quando encontra um ambiente humano e de facilitação.

Conteúdo do vídeo:

- Biografia;

- Liberdade em sala de aula;

- Escuta sensível;

- Pessoa inteira, pessoa inacabada;

- Facilitação;

- Aceitação;

- O papel do professor;

- Poder pessoal;

- Aprendizagem significativa;

- Congruência;

- O grupo;

- Limites;

- Conteúdos.

Duração: 40 min


Onde encontrar o documentário:
Café Filosofico.wordpress.com

Onde comprar:Portal Paulus


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